|

C. R. Rubim, 19 de Dezembro de 2022.
No nosso País as desigualdades sociais são muito grandes. Poucos têm Curso Superior de Educação e economicamente falando a renda per capta também é baixa. A grande maioria da população, não possui acesso a uma alimentação equilibrada e de qualidade e raramente comem carne bovina, frutas e legumes. Com isso, muitos vivem no posto de saúde doente e com problemas de pressão por falta de vitaminas e nutrientes.
Segundo a Igreja católica em seus documentos: A vida e a saúde pública são dons preciosos doados por Deus. Devemos cuidar delas com equilíbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum. O cuidado com a saúde dos cidadãos requer a ajuda da sociedade para que haja condições de existência que permitam crescer e atingir a maturidade: alimento, roupa, moradia, cuidado da saúde, ensino básico, emprego, assistência social. 2288-CIC. No Estado do Pará, por ex, os alimentos chegam pela BR 163 Cuiabá-Santarém, vindo de São Paulo ou Mato Grosso e devido à alta dos preços dos combustíveis e pedágios nas estradas chegam sempre caros. E segundo o site invest.exame.com, Os itens que ficaram mais caros o ano passado, como o arroz e o óleo de soja, não vão dar trégua tão cedo. Ou seja: é bom não esperar que os preços voltem ao patamar de antes da pandemia e a carne e os transportes devem ficar mais caros para as famílias Brasileiras.
|
Alguns moradores têm aderido as Pancs. Segundo o site ecycle.com.br, As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais . A sigla é autoexplicativa. Fazem parte das Pancs as plantas que não costumamos consumir como forma de alimentos, seja por falta de costume ou de conhecimento. Como por exemplo, a planta ora-pro-nóbis tem sido plantadas nos quintais como cerca viva e até em latas, pelas pessoas conscientes das vitaminas e proteínas que ela tem. A cada 100g a planta ora-pro-nóbis, tem 20g de proteína. Esse valor é correspondente, por exemplo, a três ovos ou a uma dose de whey protein. E até plantas como caruru, assa-peixe e beldroega como fonte de nutrição, achados em terrenos baldios. Como era feito nos tempos da colonização do Brasil, pelos pobres e amantes do minimalismo. Pois muitos se tornaram minimalistas, tendo o princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos ficando só com o essencial dentro de casa. O é considerado por alguns Ora-pro-nóbis a carne dos pobres,pois, a carne como fonte de proteínas de alguns pobres tem sido o ora-pro-nóbis. Enquanto todos os preços dobraram, sendo cortada literalmente a carne dos pobres , e como nem todos tem acesso a alimentação de qualidade, esse fator, torna a população mais doente, por desnutrição e problemas psicológicos. Aumentando ainda mais as desigualdades sociais.
Referências
- “[...] Os itens que ficaram mais caros o ano passado, como o arroz e o óleo de soja, não vão dar trégua tão cedo.”
https://invest.exame.com/invest/carne-transporte-e-conta-de-luz-tudo-que-deve-ficar-ainda-mais-caro-em-2021
- “[...] As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. A sigla é autoexplicativa. Fazem parte das Pancs as plantas que não costumamos consumir como forma de alimentos, seja por falta de costume ou de conhecimento.”
”https://www.ecycle.com.br/pancs/
- Catecismo da Igreja Católica, Edições CNBB, 2013
|